Hilário 1

Dalton! Dalton! Olha aqui. Bruce Dickinson sai do Iron Maiden? Puta que pariu, meu. Chegou agora na banca. Você leu? Nem li, vamos ler lá em casa, pode brocar lá. Sua mãe cozinha bem. Da escola até a casa de Hilário foram cinco quadras de prosa miúda entremeada à desolação pela notícia sobre a banda de heavy metal, que sempre voltava à baila. Dalton era um negro de pele mais clara, espadaúdo, Hilário não chegava a ser baixo e tinha cabelo de cuia, ambos na primeira adolescência e terminando o fundamental. No caminho compraram refrigerante, que saíram bebendo no saquinho, como era o costume local. A mãe de Hilário interrompeu suas tarefas para receber filho e amigo, que se fecharam no quarto. A reportagem, lida toda em voz alta por Hilário com um disco da banda ao fundo, não trazia muitas informações a mais, e em pouco a conversa mudou para o dia na escola. Maninho, e aquela bicuda que o Alemão acertou que derrubou o Flavinho? Foi pra enfermaria. Tão dizendo que vão proibir o porradabol. Vão nada. O Alemão foi suspenso. Sério? Você não tava sabendo? Meninos, almoço está na mesa. Era um frango com quiabo e polenta de primeira, feijãozinho bem temperado, e suco de cupuaçu, que ainda era uma fruta exclusiva da região, aliás. Ainda jogaram um pouco de videogame até que Dalton dissesse que precisava ir pra casa.

Tinha que tomar o ônibus, mas o ponto era descendo para o Rio, e o calor o fazia suar. Entrou na sorveteria para se refrescar e topou uma colega. Uma de quem ele gostava, na verdade, a Priscila. Oi Pri! Dalton, que coincidência! Tá quente, né? Nossa, nem fala, eu tô doida pra passar as férias com minha avó no Paraná. Eu não conheço o Paraná. Você nasceu aqui? A vida toda. Então tá acostumado. Mais ou menos, hoje tá demais. Então eu vou indo. Espera, você vai no Cuba Libre neste fim de semana? Não sei, por que você tá perguntando? Não, nada, só por perguntar. Então tá, até amanhã. Até. Merda. Dalton apressou o passo e quase engoliu o sorvete. Ao lado do ponto, uma mulher vendia tacacá; dizem que aquela sopa quente alivia o calor, ele nunca acreditou e nunca quis provar aquelas coisas gosmentas, mesmo nativo. Quando Tucumanzal-Areal passou ele subiu, entregou o passe e se sentou no fundo. Bom, mas eu tenho certeza que o Iron Maiden vai contratar um puta vocalista, e o Bruce vai fazer uma puta carreira solo, então pode ser uma coisa boa.

Desceu no seu bairro e percorreu uma viela de poças e construções precárias até a sua própria. Oi, meu filho, que que aconteceu? Eu almocei com o Hilário, mãe. Podia ter ligado, né, filho. Mãe, o Bruce Dickinson saiu do Iron Maiden. Oxe, quem diabo é Brucidiço? O filho se riu. E foi tudo bem na escola? Comigo, sim, o Alemão foi suspenso. Alemão, o Felipe, da sua irmã? Ele mesmo. Que que ele fez? Ele desmaiou o Flavinho no porradabol. E você tava jogando também. Oxe. Filho, filho, da próxima vez é você desmaiado, ou suspenso. Relaxa, mãe. Bete, bete! A filha saiu da área de serviço onde lavava o próprio uniforme e veio atender. Por que você não disse que seu namorado foi suspenso? Ah, mãe, foi uma injustiça. Você fica de olho nesse sujeito, eu já disse, com a idade dele, na oitava série ainda! Me deixa em paz, mãe. Dalton se refugiou em seu quarto e, depois de se deitar um pouco, resolveu seus exercícios de matemática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s