Os Grandes Medíocres de Todos os Tempos

lavrador

Utk-Tukt carregou água nos tempos áureos do império assírio. Utk não conquistou nenhuma vitória militar, não era capaz de gravar tabletes de argila como os prestigiados escribas pagos a ouro pelo governo, nem produzia alimento, é verdade, não ceifava trigo, não criava gado. Mas por quarenta longos anos vários generais, escribas, e fazendeiros precisaram da água que Utk trabalhava trazendo do Tigre. Nunca um tablete de argila foi inscrito em nome de Utk-Tukt.

Proteidoron obteve um terceiro lugar no lançamento de disco nos jogos olímpicos. Retornou então a sua rotina de carregar o pai aleijado todos os dias até o mercado para vender tâmaras. Nas horas vagas, Proteidoron ensinava os jovens da vizinhança a ler e escrever. O homem abrigava os famintos de Atenas para um prato de sopa quente. O primeiro lugar no lançamento de disco ganhou uma estátua em sua homenagem, e vivia de ser bajulado.

Wei Chong era escada de um palhaço de circo famoso na Dinastia Ming. Enquanto seu patrão fazia rir e recebia convites para jantares, Wei vivia solitário e pobre. No tempo livre, no entanto, Wei Chong copiava a poesia dos mestres em delicados ideogramas de tinta preta no papel nobre. Fez isso por mais de trinta anos, e quando a Biblioteca Imperial enfim incorporou as quase vinte mil obras encontradas em seu cubículo quando de sua morte, nenhum crédito jamais lhe foi dado.

Huacacaua foi um mensageiro no tempo da civilização Inca e percorreu enormes distâncias, subiu morros e montanhas, atravessou água e gelo, portando mensagens dos governantes na memória. Huacacaua não podia ter uma esposa, pois nunca parava, não podia ter uma casa pelo mesmo motivo, e carregava a sua nas costas. Sacrificava-se pelo império e satisfazia-se com a paga pouca, vivia feliz por conhecer toda a região. Uma vez, em plena missão, Huacacaua tornou-se o primeiro inca a travar contato com espanhóis. Pareciam criaturas extraordinárias, em roupas pesadas e extremamente sujos. Mas eles sinalizavam que queriam conversar, e à medida que Huacacaua tentava interpretar os gestos e gesticular de volta, ficava claro que os invasores queriam comprar o auxílio do mensageiro contra o próprio povo, exibindo as bugigangas que seriam seu prêmio. Os incas foram derrotados pelos espanhóis no fim, mas não foram traídos pelo mensageiro Huacacaua, que correu o mais rápido que pôde para alertar as defesas de seu povo.

O mujique Drobniv cuidou dos estábulos do exército russo durante a campanha de Napoleão. Várias vezes transferido à medida que a linha mudava, os cavalos que iam à batalha, boa parte deles, passavam pelos bons cuidados de Drobniv. O que pouca gente sabe é que na batalha decisiva o general russo ordenou a Drobniv que ferrasse os cavalos com cobre, mas ele sabia que na neve os cavalos deveriam ir sem ferradura. Então, desobedecendo a ordem do general, ele garantiu que a Rússia vencesse o megalonanico narigudo que queria dominar tudo.

O pacato Schleigermüster viajava a maior parte da atual Alemanha vendendo seus queijos. Dessa forma, ele conhecia todos os dialetos de alemão que existiam. Sendo seus queijos muito populares na Prússia, Bismarck, conhecendo sua proverbial facilidade com os dialetos, mandou chamá-lo a uma entrevista. A partir daquele encontro, por dez anos Schlegermüster deixou de fabricar queijos e auxiliou o chanceler. Apenas quando a unificação da Alemanha estava garantida o queijeiro foi dispensado para retomar seu antigo ofício. Como vemos, embora Bismarck seja célebre pela unificação do país, isso não seria possível sem o queijeiro Schlegermüster.

Jaílson foi lavrador. Seu pai obteve a gleba no programa de reforma agrária, e desde cedo Jaílson aprendeu o ofício que teria até aposentar-se aos sessenta dois anos. Milho, beterraba, rúcula, tomate, feijão e batata, e mais: de segunda a segunda e de sol a sol Jaílson produzia comida que era levada para a cidade por alguém que ganhava muito mais que ele. Com a lavoura Jaílson sustentou mulher e dois filhos, e não realizou feito algum para além de sua labuta. Como milhares e milhões de medíocres que foram muito mais importantes do que os laureados para suas comunidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s